quinta-feira, setembro 14, 2023

Carta Aberta Ciclo 17-23

    "Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios."  Salmo 90:12

Contar.   É numérico, mas também narrativo. 

 Sempre fui uma pessoa ligada em datas, e apaixonada por histórias. Uma vida gasta criando conexões na aleatoriedade do viver e buscando sentido, que ás vezes chega por último.  Como nem sempre dá pra contar com a lógica, em todas as circunstâncias só peço por sabedoria. E como diz o texto, é preciso contar pra alcançar.                                     

Hoje o Eterno pôs em meu coração as palavras nessa carta testemunho, dos últimos sete anos  (ou talvez dez ) da minha vida e da nossa família.  E faço chegar a vocês “… para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do SENHOR fez isso, e o Santo de Israel o criou.” (Is 41:20). Quero em cada linha, levantar o nome do Senhor, e serei repetitiva nesse sentido. Os fatos estão organizados, mas entenda: essa organização só é possível agora, após a noite amanhecer. Os fatos estão contaminados de percepções extremamente emocionais pois é um relato pessoal, com certeza o Caue traria perspectivas melhores hahaha

🌿 Em 2012 minha família sofreu uma situação de afronta em redes sociais. Informações a respeito do meu pai foram usadas como instrumento de ameaça e de uma forma violenta, tomamos conhecimento de aspectos ocultados durante toda uma vida. Na época eu não percebi, mas a partir daquela situação eu matei meu pai dentro de mim. E como diz a escritura “O que amaldiçoa seu pai ou sua mãe, apagar-se-á a sua lâmpada em negras trevas.” Pv 20:20. Apesar da estação extremamente ativa e frutífera que estávamos vivendo, eu ingressei silenciosamente em um caminho de escuridão. 

🌿 Em 2016, em um tempo rotineiro de devocional (se é que se pode dizer isso) eu recebi a palavra de Gênesis 12:1 que me pareceu muito estranha: “Sai da tua terra e da tua parentela, para o lugar que eu te mostrarei.” Não entendi a princípio, apenas guardei. Bem mais tarde em 2020 o significado me alcançou: Quando o Senhor falou com Abraão,  no original hebraico “lech lecha” significa  “sai pra ti mesmo”, ou “saia para dentro". Eu entendi que o Senhor estava nos levando a um caminho de reforma interna.   
 
🌿 Em 2017 uma grande crise ministerial derrubou as minhas colunas interiores restantes. Situações muito desgastantes em todas as áreas se sucederam, vivemos esgotamento extremo e necessidade de parar pra cuidar da vida espiritual, buscar conhecimento de Deus e realinhamento. Voltamos a estudar, restabelecer prioridades, e decidimos insistentemente CASAR em todas as áreas da vida. E no meio de situações muito difíceis de lidar, eu e o Caue vimos a sarça ardente, onde tudo o que sempre buscamos tomou forma na visão de Oração Incessante. Parecia que estava ansiando por aquele momento a vida toda. E naquele ano ainda recebemos uma porção dupla, um chamado para a parentalidade, em nível jamais imaginado. Não era sobre nós, ou sobre o Benjamin apenas,  mas o que o céu estava preparando para a  próxima geração. Ser pai e ser mãe cresceu exponencialmente no nosso propósito de vida. 

 

🌿Em 2018 quando o Bernardo nasceu, seus traços que lembram meu pai entraram como estaca dentro de mim. Por dentro eu gritava não, como se eu pudesse impedir que ele fosse neto dele. A depressão pós parto se instalou e todas as áreas da minha vida entraram em crise ainda mais profunda. Eu era como carne viva no sol, não tinha resistência pra nenhum desafio à minha volta. 

🌿 Em 2019 iniciei uma jornada dolorosa de mudança nas áreas ancoradas na paternidade: finanças, trabalho, ministério e propósito de vida. Como renunciei e rejeitei com força tudo o que vivi antes! Parecia que vivia a vida dos outros, o legado dos outros, a igreja dos outros, o cargo público dos outros, o dinheiro dos outros. Meu corpo era uma casca vazia sem significado. Era uma insanidade aqueles dias. 

🌿 Em 2020 o mundo entrava em pandemia, mas minha alma já estava em lockdown há vários meses. A diferença foi ficar em casa. Viver se tornou insuportável, a angústia me fazia dobrar o rosto até o chão literalmente. Eu vi que não era quebrantamento,  era crise de ansiedade e medo. Naquele ponto vulnerável busquei ajuda psicológica profissional. Eu não queria remédio ou alívio paliativo, queria o caminho longo de lidar de frente com os meus inimigos! Mergulhei profundamente nas minhas raízes em todos os sentidos. Cavei metros pra baixo, reformei todos os porões e sótãos entulhados.  Vejo a mão do Senhor em cada detalhe.  Atravessei o vale da sombra da morte, e o Caue também, proporcionalmente. Não deixamos de crescer, nossas sandálias não se desgastaram. Passamos pelo fogo e nem cheiro ficou em nossas roupas. Tivemos profundas experiências com o Eterno, que não só se manifestava com poder, mas com palavras de conhecimento, com instrução sólida, e socorro bem presente. 

🌿 Me assombro em pensar como  Ele usou grandemente pessoas chaves pra me suportar! Caue, que tenho privilégio em conviver com sua nobreza todos os dias. Minha mãe no auge do seu propósito de vida: ser nossa amada Lóide, uma vó segundo o coração de Deus. Minha cunhada Carol, minha irmã amada, amiga pra tudo. Meus filhos: presentes de Deus, diversão diária garantida. Nossos aliados que nos amaram em todo tempo, irmãos que nasceram na angústia. A terapeuta Luiza, verdadeira luz nas minhas sombras, me confrontando com tanto ímpeto sem nem bagunçar o cabelo hahaha 

🌿 2021 vem com segunda onda levando muita gente querida. Dias longos anos curtos.  Vive o Senhor, que no tempo que estive no RLVS, por 180 dias, semanalmente a rotina era entrar, sentar, chorar, ser consolada, levantar, e sair.  De máscara.  Em distanciamento.  Num lugar onde eu não tinha história nem legado.  Andando na presença e aperfeiçoamento (GN17:1). Era somente eu e o Senhor, reverência e o silêncio profundo na Sua presença.  Foi um tempo de muito esforço e intensidade, dias recheados de pavor, ansiedade e medo. Tempo de conversas difíceis. Tempo de orar de manhã e receber a resposta à tarde. Reformar a casa no braço. Pré- natal com médico maluco. De parir a Beatriz com pouca ajuda. Esvaziar imóveis, desfazer planos. Dormir tarde, acordar cedo, sem faltar nem sobrar. Planejar um dia de cada vez. 

🌿Certo dia no início de 2022,  depois de muito já ter sido feito, perguntei ao Senhor:  _“O que me falta? Se já fiz tudo o que tinha que ser feito, conversei, fiz terapia, jejuei líquido, jejuei sólido, esvaziei armário, estudei, liberei, doei, renunciei. O que me falta Senhor? Não aguento mais” Ele falou rápido, alto e forte (o que se tornou rotina nessa estação): HONRAR. Eu havia rompido com o primeiro mandamento com promessa. Essa foi a última matéria aprendida: Restaurar os marcos antigos, reconhecer, aumentar o valor, compreender. Exercitar a humildade, aprender a receber.  

Que revelação ENORME! Voltei ao lugar de honra. É 2023 e a noite escura vem brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Hoje recebi de volta a alegria. Eu tenho saudade do meu pai novamente!  Nem o herói, nem o vilão, apenas o amigo que irei abraçar no Eterno. Tenho alegria e gratidão por tudo que recebi dele.  Hoje quero ainda mais testemunhar a história da nossa família, sem medo de maldição, sem acusação de pecado e sem medo da agenda que impera no mundo.  Com o desejo de agradar a Deus. Com a pureza de servir como sempre, melhor que antes. Somente. “As coisas velhas ficaram para trás e eis que tudo se fez novo”. 2C   Este ano completo 40 anos de vida, e com ajuda do Pai estamos vivendo nosso propósito com confiança na Sua bênção! Caminhando em plenitude, com prontidão para a nova e próxima etapa.  Temos mais do que antes, mais do que nunca, a vocação de CONSTRUIR, que é a palavra que recebemos no dia do nosso casamento. Construir uma Cultura de Oração, Adoração, de Família e Educação, até que Ele venha. “Amando o Deus vivo de todo Coração, toda Alma, toda Força e todo Entendimento.” Lc10:27.  Ele é nosso supremo  pastor e não temos falta de nada. Não há preço que pague por, além das circunstâncias, ter a certeza de que cada dia foi vivido na presença de Deus.
 
💖Agradeço por ler até aqui. Eu conto com seu carinho e sua oração, você faz parte desta construção. Que essa minha carta de testemunho possa te lembrar da fidelidade de Deus. Se lembre que Ele zela por Seu nome e pela promessa que repousa em você, e não deixará cair por terra. Que te lembre que NELE nenhuma semeadura é em vão, que em sua misericórdia e graça, puxa o tapete do tempo e faz com que tudo ganhe sentido e surpreendente alinhamento. Lembre-se que Ele em sua soberania, sustenta tudo pela palavra do Seu poder. 
A Ele toda honra e toda glória pelos séculos dos séculos. 

Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário