quarta-feira, junho 17, 2009

Ensaio sobre a cegueira

O filme
Assistir ao filme foi chocante, mas antes de tudo um banho da realidade que é o nosso mundo e ainda um excelente instrumento de reflexão pra mim. Ao chegar em casa fiquei ruminando muitas coisas a respeito de tudo resolvi escrever e compartilhar com vocês a minhã visão/leitura cristã sobre a trama.

Ensaio sobre a cegueira - site oficial

- A mulher do médico é como Cristo, se fez cega por amor e passou a servi-los, incansavelmente, independente do quanto as circunstancias tornaram-se adversas. Não se beneficiou do fato de enxergar, mas foi contada entre os cegos a fim de proteger e amar os que lhe eram queridos.
- Ela se tornou refém do seu próprio amor
- Cegueira – prisão – escravidão
- Visão – amor – serviço – liberdade
- Aquele que conhece a verdade, tem luz e visão diferente dos que estão ao redor, e isto torna aquele que vê, ainda mais responsável por servir e amar os que estão primeiro cegos, depois presos e escravizados.
- A imoralidade sexual abre caminho para muitos outros pecados de morte e destruição
- O fato de a mulher enxergar e sofrer as mesmas coisas que os cegos sofreram, a habilitou a derrotar o opressor que subjugava ainda mais aqueles que já eram cegos. ( Cristo X Diabo ) Ela foi até o lugar onde ele se encontrava – inferno – o derrotou e resgatou as outras que estavam presas.
- O opressor conhecia a voz daquela que enxergava, pois esta falava com autoridade e era melhor que ele.
- Ela se importou com os pequenos e fracos e os tomou pela mão os conduzindo á liberdade
- Ainda que se pudesse dizer que todo o sofrimento era castigo divino sobre eles, a misericórdia de Deus sempre esteve no meio deles, sofrendo com eles e provendo alguém que os servisse e os libertasse. (O Pai – o filho )
- A liderança no modelo de Deus se dá pelo serviço, multiplicidade e pluralidade enquanto pelo modelo humano se dá pelo poder e pela força, centralização, pecado, exploração, escravidão, roubo e sofrimento.
- Os cegos não conhecem sua própria identidade e sua condição. Precisam da palavra de quem os pode ver plenamente.
- No casamento, a limitação e cegueira de um, exige grande esforço do outro e desequilíbrio no relacionamento, deixando este vulnerável a afastamento e adultério. O perdão da mulher foi totalmente baseado na total compreensão do estado limitado e inferior do seu marido.
- O ambiente da família é fundamental para a qualidade de vida e de relacionamentos
- O grupo foi muito enriquecido pelo fato de terem uma líder com visão, que possibilitou uma condição razoável de vida em um mundo de cegueira e trouxe dignidade para muitos dentre eles, que não tinham perspectiva de vida e não pertenciam a lugar algum. (igreja)
- A cegueira pode tanto significar cegueira espiritual dos que não conhecem a Deus quanto a condição inerente a toda a humanidade caída e amaldiçoada pelo pecado de Adão, o primeiro a ficar cego.
- Andamos como cegos, não podemos ver sequer um dia á nossa frente. A palavra é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho, ou seja, andamos tateando, um passo de cada vez. Ainda que estejamos vivendo em um mundo de cegueira e caos, devemos ouvir a voz e seguir os passos do nosso mestre Jesus, que nos dará uma condição melhor de vida neste mundo, provendo abrigo, alimento, conforto e comunhão, até que um dia possamos ver e viver plenamente, no reino celestial.

Um comentário:

  1. fui ler o blog do Murilo encontrei o seu aqui emmeio aos comentários, bom vou dizer que seus posts não me chamaram a atenção porque sinceramente, blogs que só falam de Deus não me despertam interesse, porque se torna algo cansativo emonótono, gosto de ver experiências compartilhadas que aconteceram de verdade.

    Pois bem fiquei procurando algum post que me interessasse, ai cheguei no do filme ensaio sobre a Cegueira.
    Nunca havia pensado o filme sobre essa sua ótica, minhaperspectiva foi outra, mas queria dizer que foi muito bem detalhado e observado segundo a ótica do Reino de Deus.

    Você leu o livro? muito melhor que o filme,mais detalhado e com coisas que o filme não conseguiu passar, o filme foi meio frustrante já que eu já havia lido o livro, mas conseguiu passar a mensagem.

    Até.
    Felipe Rubia

    ResponderExcluir