terça-feira, novembro 27, 2018

Move-me a eternidade.

Ai gente, tenho pensado tanto tanto na Eternidade.
Parece uma cebola que eu vou descascando, descascando, descobrindo e me maravilhando.



A Eternidade é intangível á compreensão humana.
Essa nossa existência regida por dias, horas e ciclos finitos deixou o entendimento da vida eterna além do alcance do ser humano, fora da sua realidade.
A queda fez com que o homem vivesse a mercê de seus impulsos carnais, a satisfação das suas necessidades imediatas e todas as questões ligadas á sobrevivência. Mas Ele veio que pra que pudéssemos ter vida, e vida em abundância.
E viver em abundância requer uma revelação e pleno conhecimento do caráter eterno de Deus. Esse é o maior benefício da Cruz: devolver ao homem a sua condição de eternidade.

O Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: “Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atraí." Jeremias 31:3

A eternidade é ciclica, ser eterno significa desenvolver a capacidade de começos. O passado é mémória e o futuro é uma idéia. Mas o criador é Deus do tempo que se chama HOJE. Ter uma mentalidade voltada pra eternidade implica compreender ciclos, começos, processos, e estações. Pois pra ser eterno é preciso ser renovável, transformador, estar em movimento constante. O que não se renova, morre. Mas Ele detém em si mesmo a fonte de todas as coisas, Ele é a essência da abundância e todo o recurso para a vida, é a própria manifestação da riqueza, e seu maior tesouro são as pessoas. Cada ser humano é como uma manifestação única e eterna. Somos produtos de um encontro único e sem igual, que não pode ser repetido ou imitado. Por isso com amor eterno Ele nos amou. Ele trabalha por propósito. Seu propósito é o amor.

"Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações."
Salmos 100:5

Quem dera pudéssemos entender a dimensão eterna do amor. Se amor é conhecimento, quanto mais conhecemos mais amamos. O amor de uma criança não é o mesmo que o amor de um varão perfeito, mas não menos verdadeiro. O nosso amor pode ser sempre verdadeiro, mas está em constante aperfeiçoamento. Porém, o amor de Deus para conosco já é aperfeiçoado ao extremo, já é amadurecido e completo, seu amor é infinito, cíclico, constante, renovável a cada manhã, ou seja, eterno. Ele nos trata e nos olha como já somos na eternidade. Isso é alto demais pra nossa compreensão. Quando meditamos nesse amor, nos entregamos e ansiamos por Ele, nos aproximamos cada vez mais da nossa versão "eterna". Podemos ser ainda um telefone Startac, mas diante Dele já somos o Iphone X ( A coisa mais aperfeiçoada que encontro referência nesse presente momento de Eternidade).

“Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor."
João 15:9

Seu amor é um lugar que pode ser deixado. Diferente da salvação que é um dom gratuito, disponível a todos através da Cruz, o amor de Deus é um lugar. É possível entrar pela porta que é Jesus, mas não sair e não achar pastagem. Podemos passar pela Cruz mas não chegar a desfrutar esse lugar eterno do amor de Deus. Assim, Jesus no pede: "Permanecei no meu Amor". O amor eterno é um estado, e a permanência neste lugar eterno exige fidelidade, um prêmio a ser alcançado como um vencedor que recebe a recompensa de uma coroa. A coroa do Senhor é o seu amor. Seu amor é como uma bandeira sobre nós. Como ondas cíclicas do mar, que se aproxima, cresce, nos cobre, nos preenche, nos inunda, se afasta, e cresce novamente. E não acaba jamais.

A grande mudança que esse entendimento causa em nossa forma de viver é: comprar, vender, casar, falar, escrever, comer, dormir, sair, entrar, ler, entender, conhecer, estudar, ouvir, fazer, construir só valerá a pena se nos levar a crescer e nos enraizar cada vez mais nesse amor.

"Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem ."
João 10:9



Por isso no tempo que se chama Hoje, entremos pela porta. Saiamos pela porta. Achemos alimento. E permaneçamos nesse lugar. Pois o que move a eternidade é AMAR.